Cinquenta e um planos de saúde, que receberam queixas de problemas assistenciais — como negativa de cobertura, descumprimento de prazo de atendimento e rede de atendimento — terão a venda e a entrada de novos clientes suspensas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a partir da próxima sexta-feira, dia 14 de junho. Juntos esses planos atendem a cerca de 600 mil beneficiários que continuam sendo assistidos normalmente.
Anunciada nesta sexta-feira, a medida — resultado do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento — atinge 11 operadoras e visa proteger os usuários dos planos suspensos, já que a volta da comercialização depende da regularização do atendimento.
Para este ciclo, foram avaliadas 18.789 reclamações, relativas a problemas com assistência, registradas na ANS, entre 1º de janeiro e 31 de março. Ainda neste ciclo de monitoramento a Agência liberou a venda de 27 planos de saúde, de dez operadoras, que se encontravam suspensos.
O diretor de Normas e Habilitação dos Produtos, Rogério Scarabel, ressalta que "ao proibir temporariamente a comercialização dos planos que estão sendo alvo de reclamações, a ANS obriga as operadoras se esforçarem para garantir o acesso do beneficiário aos serviços que foram contratados."
No site da ANS, os usuários de planos de saúde podem verificar o histórico das operadoras, conferindo os planos suspensos ou reativados em cada ciclo de monitoramento.
Queixas contra as operadoras podem ser feitas através do Disque ANS: 0800-701-9656 ou pelo site da agência.
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